Category Archives: Noticias

Secretário-Chefe da Casa Militar Comparece à Reunião de Comitê Executivo a Respeito do novo Coronavírus

49690462811_e4e684cc46_c

49690462806_8e5e5f0a9a_wNa manhã desta última segunda-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, foi realizada a 2º Reunião Virtual do Comitê Executivo, dando continuidade as medidas de combate ao novo Coronavírus (Covid-19). O evento foi coordenado Governador do Estado de São Paulo, João Doria, e pelo Vice Governador, Rodrigo Garcia.

Além dos presentes na Sala Bandeirantes, o projetor de vídeo junto a tela de projeção foram fundamentais para a participação das demais autoridades via conferência.

Coronavírus (COVID- 19): Previna-se!

foto - virus corona 02

Diante da pandemia causada pelo vírus COVID19, nos termos declarados pela Organização Mundial da Saúde, popularmente conhecido como “Coronavírus”, como forma de ampliar as informações para prevenção e demais cuidados para retardar a proliferação da patologia, a Casa Militar, do Gabinete do Governador, comunica à população importantes características da doença e consequências na área da saúde que ela traz.

Sintomas: Dificuldade em respirar, febre, tosse e em alguns casos, dores no corpo ou garganta, congestão nasal e diarreiaOs sintomas são parecidos com os de uma gripe ou resfriado, porém, se a pessoa se encontrar no grupo de risco ou estiver com a imunidade baixa devido a outras infecções, são mais intensificados e potentes ao organismo humano, podendo levar o infectado à morte.

Grupo de Risco: Pessoas acima dos 60 anos; Pessoas que possuam doenças respiratórias, como asma ou bronquite; Pessoas que possuam doenças crônicas, como a hipertensão ou diabetes; Pessoas que estão fazendo tratamento contra o câncer; Pessoas com insuficiência renal.

Recomendações: – Lave as mãos regularmente com água e sabão (esfregando entre os dedos, dorso, punhos, unhas e palma por no mínimo 20 segundos) principalmente após realizar refeições, ir ao banheiro, espirrar e tossir. – Na impossibilidade da primeira opção, Passe álcool gel nas mãos frequentemente, isso fará com que o vírus não entre no organismo caso a pessoa coloque a mão sobre uma superfície contaminada. Se possível, ande sempre com um frasco do produto na bolsa ou mochila. – Evite ao máximo o contato das mãos com certas áreas do rosto, como boca e nariz. – Mantenha uma distância de 2 metros de outra pessoa e fique longe de aglomerações. – Saia de casa o mínimo possível, não viaje, somente em  extrema necessidade. – Caso sentir algum sintoma da doença, procure um hospital ou médico da região o mais rápido possível.

O Governo do Estado de São Paulo, recomenda ainda, aos proprietários de estabelecimentos como cinema, casas de espetáculo e teatros, shoppings e academias o fechamento até o fim do mês de abril, com intuito de evitar aglomerações de pessoas em locais fechados,  sendo uma das medidas essenciais para mitigar a proliferação do vírus e reduzir a probabilidade de as pessoas serem infectadas. (acesse também: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-recomenda-fechamento-shoppings-academias/)

– Evite fazer uso de medicamentos que baixem a imunidade do corpo, a informação sobre os riscos à saúde apresentados pelo “novo coronavírus” permite que se tome decisões e adote comportamentos positivos para proteger a si e a seus entes queridos de doenças.

COVID- 19 no Estado de São Paulo: Até o momento, já existem 164 casos confirmados no Estado, sendo que nesta terça-feira (17) houve o primeiro registro de morte pela doença na Capital Paulista. Tratava-se de um homem de 62 anos, que tinha Diabetes e Hipertensão. Os números mostram que na capital são 156 infectados, enquanto os outros 8 casos estão disseminados pelas cidades da Grande São Paulo.

COVID- 19 na Economia: Diante desta pandemia que afeta o Brasil e o mundo, o pais se encontra em um estado de Crise Econômica, com o Dólar fechando à R$ 5,19. Para amenizar esta situação e impedir as consequências econômicas negativas, o Governo de São Paulo anunciou que investirá uma verba de R$ 225 milhões para ser distribuído entre os setores de emprego e de renda, além de incentivar o empreendedorismo durante este duro período.

Medidas Administrativas do Governo do Estado de São Paulo: – Funcionários públicos estaduais com mais de 60 anos passarão a trabalhar de casa, exceto os das áreas da Saúde e Segurança Pública e outras áreas de serviços essenciais (Fundação Casa, Administração Penitenciária e Sabesp). – Decretação imediata de férias e licença-prêmio para todos os funcionários que têm direito neste momento, exceto os servidores de áreas essenciais como Saúde e Segurança Pública. – Corte imediato de viagens nacionais e internacionais de servidores públicos a trabalho, abrindo exceções somente em casos emergenciais.  Suspensão por 60 dias de férias de profissionais de saúde da rede estadual. O objetivo é ter equipes completas para o atendimento aos pacientes que procurarem as unidades de saúde. – Abertura de 1.000 novos leitos de UTI, sendo 600 na capital pela rede municipal e 400 pelo Governo em todo Estado. – Compra de kits diagnósticos com capacidade para até 20 mil testes, 200 aparelhos respiratórios e estoques de materiais como máscaras, luvas e higienizadores em gel. – Museus, bibliotecas e centros culturais estaduais foram fechados por 30 dias. Os 153 Centros de Convivência do Idoso também foram fechados por 60 dias. – Estão suspensos por 30 dias todos os eventos públicos estaduais que venham a agrupar pessoas em qualquer número. Antes, havia tolerância a atos com até 500 pessoas. – Fechamento gradual das escolas estaduais em todo o Estado até o dia 23 de março, a partir de quando as aulas serão totalmente suspensas. – Regulação do fluxo de entrada da população nas repartições públicas estaduais para evitar aglomerações nestes locais, como os 76 postos do Poupatempo, os 58 Restaurantes Bom Prato, os postos do Detran e os 17 postos dos Centro de Integração da Cidadania.  Maximização do emprego de meios virtuais para dispensar o atendimento pessoal na prestação de serviços à população.

Para mais informações, acessem os sites: http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/

 http://www.saude.sp.gov.br/

 https://saude.gov.br/

 https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/